Google+ Badge

Google+ Badge

domingo, 22 de setembro de 2013

SOL TRAZ ÁGUA PARA O SERTÃO POTIGUAR!

Exército inaugura 1º poço artesiano movido a energia solar em São João do Sabugi, RN
poço
Obra beneficiará 32 famílias na cidade de São João do Sabugi, no Seridó. Poço será primeiro a utilizar energia solar como sistema de abastecimento d'água.
O mesmo sol que não dá trégua para chuvas alimentará a fonte de água de uma comunidade rural na região Seridó do Rio Grande do Norte. Como parte das obras de combate à seca, o Exército Brasileiro inaugurou nesta sexta-feira (20 de setembro de 2013) um poço artesanal movido a energia solar no Sítio Juá, localizado no município de São João do Sabugi. O Comando Militar do Nordeste tem a meta de instalar 200 poços artesianos na região nordestina.
O poço do Sítio Juá será o primeiro dos poços que estão sendo construídos no Nordeste a utilizar a energia solar em caráter experimental. A obra beneficiará 32 famílias da comunidade rural. Antes da nova forma de abastecimento, os moradores precisavam buscar uma água de qualidade ruim nas proximidades ou aguardar a chegada dos carros-pipa trazidos pelo Exércio Brasileiro. O poço tem 60 metros de profundidade e uma vazão de 1.000 litros de água por hora.
O sol servirá como fonte de energia para movimentar a bomba hidráulica, armazenando água na cisterna com capacidade para 10.000 litros. O Exército acrescenta que a fonte de energia irá desonerar tanto a prefeitura da cidade quanto a população, fornecendo água de boa qualidade com baixo custo de operação e manutenção.
Postar um comentário