Google+ Badge

Google+ Badge

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

RPTV conquista o Prêmio Itaú-Unicef













Rede Potiguar de Televisão Educativa e Cultural – RPTV, projeto realizado na cidade de Currais Novos/RN, pelo Centro de Documentação e Comunicação Popular – CECOP foi vencedor regional da 10ª. Edição do Prêmio Itaú-Unicef, que esse ano tem como tema: Educação Integral: Crer e Fazer. O prêmio tem como objetivo reconhecer e estimular o trabalho de organizações sem fins econômicos, que desenvolvem ações de educação integral com crianças, adolescentes e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
O projeto da RPTV desenvolve oficinas de capacitação nas áreas de leitura, fotografia e realização audiovisual. Além de capacitar alunos de escola pública e a comunidade, a iniciativa mantém um canal de televisão via cabo, que veicula diariamente os conteúdos produzidos por crianças, adolescentes e jovens, que atuam em todas as áreas de produção.


A RPTV é realizada pelo CECOP em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, o Pontão de Cultura e Comunicação e escolas da rede pública de ensino. A iniciativa é um projeto inédito que articula educação, cultura e comunicação a partir de uma estratégia de desenvolvimento do protagonismo de crianças, adolescentes e jovens. O projeto também é pioneiro, pois é desenvolvido por uma instituição do terceiro setor e uma instituição governamental.
Nessa 10ª. Edição do prêmio Itaú-Unicef foram inscritos mais de 2.700 projetos. Na regional Nordeste foram analisados e concorreram mais de 700 projetos divididos em 04 categorias, de acordo com o porte de cada instituição. O CECOP foi o grande premiado na categoria pequeno porte, sendo o único projeto do RN a ser selecionado. 
  











“Sem dúvida, um projeto como o da RPTV, que investe no potencial de crianças, adolescentes e jovens e os faz protagonistas nas áreas da educação, cultura e comunicação merece esse reconhecimento. Essa premiação mostra ainda, que o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas Ongs em parceria com o poder público, as escolas e a comunidade, tem muito a contribuir e ensinar sobre novas formas de se fazer educação no nosso país”, disse Elizama Cardoso – coordenadora do CECOP.
A solenidade de entrega da premiação da regional Nordeste aconteceu no Teatro Jorge Amado, na cidade de Salvador/BA no último dia 03 e contou com a presença de representantes da Fundação Itaú Social, Unicef, Cenpec, instituições de ensino e projetos socioeducativos. Participaram da premiação representando a RPTV: Raimundo Melo, coordenador do projeto e Roseane Idalina, diretora da Escola Municipal Professor Humberto Gama, parceira da iniciativa.











"!O grande mérito da RPTV é o de articular o uso das novas tecnologias, a cultura local, o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens, bem como a mobilização comunitária no processo de construção do conhecimento e da mudança social. Com a conquista do Prêmio Itaú-Unicef, esperamos que o poder público e a iniciativa privada percebam a real dimensão e a importância desse trabalho e com isso nos ajudem a ampliar as parcerias e fortalecer esse trabalho em rede.”, disse Raimundo Melo, coordenador estadual da RPTV.
Como vencedor regional, agora o CECOP segue para etapa final de seleção, onde irá concorrer com mais 31 organizações não governamentais ao prêmio nacional. O anúncio dessa premiação será feito no mês de novembro na cidade de São Paulo/SP.
Postar um comentário