Google+ Badge

Google+ Badge

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

PROPRIEDADES DO MELÃO!




Postado por Daniela Kunsch


O melão é uma fruta constituída principalmente por água, que apresenta nutrientes (vitaminas  e minerais) importantes para o bom funcionamento do organismo. Além de ser uma fruta hidratante, o melão possui propriedades nutricionais que salientam a importância dessa fruta na nossa alimentação.

Na lista de componentes do melão, entram muitos nutrientes que fazem bem para a saúde, com destaque para um poderoso trio de minerais.

Um deles é o cálcio, que ajuda a fortalecer os ossos, além do potássio, que alivia a sensação de flacidez do corpo e o magnésio, que tem um efeito levemente laxante e é eficaz contra a prisão de ventre.

Os benefícios do melão não acabam por aí, pois ele ainda ajuda a prevenir o câncer, combate os males dos rins, ajuda na desintoxicação alimentar e ameniza sintomas da menopausa.

Na parte estética, a principal colaboração da fruta é ajudar a retardar os sinais de envelhecimento, que ficam bastante evidentes na pele e incomodam as mulheres. O melão também tem grande contribuição para o alívio da ansiedade.

O delicioso melão, assim como o abacaxi e a melancia (de quem é “parente” próximo), é uma fruta tropical muito consumida no verão. A grande quantidade de água presente na fruta, a torna uma excelente pedida para hidratação do corpo e também ajuda a desintoxicar o organismo, já que tem efeito diurético. Essa característica também é ótima para quem tem problemas de hipertensão, pois o consumo regular do melão contribui para diminuir a pressão arterial.

Esta também é uma fruta especial para quem está tentando perder uns quilinhos, já que, por ter efeito diurético, ela ajuda a desinchar o corpo e também possui pouquíssimas calorias. Ele costuma ser consumido puro, em saladas de frutas ou acompanhando refeições, inclusive na França, são temperados com sal e pimenta. O suco de melão também é ótima opção de consumo dessa fruta!

Além de ajudar a emagrecer, o melão contribui para a saúde de várias maneiras!

Esta fruta é excelente para repor sais minerais após uma atividade física em que o corpo perde muito líquido, além disso, regula o funcionamento dos rins, especialmente quando se utilizam as sementes de melão para preparar um chá. Ela possui também betacaroteno, o que contribui para um bronzeado lindo no verão e também protege contra os radicais livres, que causam o envelhecimento precoce.

O melão também previne doenças como:

  • reumatismo,
  • gota,
  • artrite,
  • prisão de ventre,
  • cirrose hepática,
  • cálculos biliares,
  • leucorreia,
  • uretrite,

Rico em fibras, é um laxante natural e também ajuda na digestão, tudo isso contribuindo para o emagrecimento saudável e para desintoxicar o organismo. Aliás, como depurativo do sangue, o melão garante ótimos níveis de colesterol.

Na menopausa, o consumo de melão ajuda a regular a menstruação, especialmente por ajudar na circulação do sangue e por ser um anticoagulante. A fruta é um fortificante e calmante natural. Além disso, revigora o organismo de forma geral.

Contra-indicações

O único cuidado necessário com o consumo desta fruta tão benéfica é quanto ao excesso, já que podem ocorrer cólicas e até diarreia. Portanto, consuma-o, mas não o dia inteiro ou em grande quantidade de uma só vez.

Além de todos os benefícios para a saúde pelo consumo, o melão também é usado com sucesso na pele, em compressas ou em receitas caseiras que o utilizam, além de cosméticos industrializados, que utilizam bastante essa fruta em suas formulações.

Aprenda uma receita para descongestionar a região dos olhos e refrescar a pele com melão

Esmague com um garfo uma fatia pequena de melão e aplique essa pasta na região ao redor dos olhos sobre gazes, cuidando para que não entre nos olhos. Deixe por 15 ou 20 minutos, retire e lave bem com água fria.

Esta é uma receita de gel pós-depilação, para acabar com a irritação da pele

Ingredientes:

  • ½ xícara (chá) de melão picado
  • ½ colher (café) de cânfora em pó
  • 1 xícara (café) de água filtrada
  • 1 pepino pequeno

Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e aplique nas regiões depiladas, deixando por 10 ou 15 minutos, enxaguando a seguir com água fria.

Energia: Os melões tem vitamina B. As vitaminas do complexo B são responsáveis por uma grande quantidade de produção do seu corpo de energia (são necessárias para o corpo a processar açúcares e carboidratos). Assim, comer melões pode dar-lhe energia substancial.

Prevenção do Câncer: Melão e melancia tem uma rica fonte de licopeno (pigmento que dá a planta de melancia e tomate sua cor vermelha), um carotenoide conhecido pela sua capacidade antioxidante. Consumo do licopeno tem sido associado a um menor risco de câncer de próstata. Também previne coração e cancros do cólon.

Coração cautela: Lypocene, encontrado em abundância na melancia, também melhora as funções cardíacas. Um estudo recente realizado por pesquisadores da Harvard Medical School descobriram que as mulheres com maior concentração de licopeno no plasma sanguíneo tinham um risco 33 por cento menor de desenvolver doenças cardiovasculares do que aqueles com níveis mais baixos. Além disso, a fibra do melão juntamente com a vitamina C e potássio ajuda a reduzir o colesterol e manter o seu coração seguro.

Reduzir a pressão arterial: Devido ao seu elevado teor de água e em combinação com potássio (mineral que ajuda a controlar a pressão arterial), o melão é útil na manutenção de níveis de pressão sanguínea saudável. Um copo (250 ml) de melão ou duas xícaras de melancia contém cerca de 10 por cento do valor diário recomendado de potássio.

Diabetes: Os minerais como o potássio e o magnésio presentes nos melões ajudar no bom funcionamento da insulina no organismo, reduzindo assim o nível de açúcar no sangue.

Perda de peso: O melão é o alimento ideal para as pessoas que querem perder peso, porque eles são pobres em sódio, gordura, colesterol e pobre em calorias (um copo inteiro de melancia contém apenas 48 calorias). Eles também fazem você se sentir mais cheio por causa do alto teor de água. A doçura natural encontrado nos melões irá ajudá-lo a não ser tentado a pegar os doces calóricos.

Fibra: O Melão tem uma quantidade notável de fibra alimentar, tornando-se bom para aqueles que sofrem de constipação.

Evite golpes de calor: O Melão é feito principalmente de água e é muito eficaz contra desidratação. Também pode reduzir o calor no corpo e, portanto, pode prevenir doenças relacionadas com o calor. Também pode aliviar o cansaço.

Ideal para as mulheres: O Melão fornece ácido fólico, que é importante para as mulheres grávidas, pois ajuda a criar fetos saudáveis.

Ideal para os homens: um aminoácido chamado citrulina, presente na melancia, é usado pelo corpo para fazer outro aminoácido, a arginina. A arginina é benéfico na cura de disfunções eréteis. É um estimulante conhecido do óxido nítrico, que é pensado para relaxar e dilatam os vasos sanguíneos bem como Viagra e outras drogas destinadas a tratar a disfunção erétil (DE).

Benéfico para os olhos: O betacaroteno (precursor da vitamina A) presente na melancia ajuda a manter a sua visão afiada, especialmente à noite. As lutas contra a Vitamina A age-related degeneração macular, a principal causa de perda de visão em pessoas mais velhas.

Menstruação E menopausa: O melão ajuda a normalizar a menstruação na menopausa, pois ativa a circulação

Fazer refeições só de melão o dia inteiro revigora e limpa o organismo.

Enfim... Os benefícios do melão e da melancia são muitos, e vale a pena ter sempre em nossa casa.

Melão é uma fruta indicada para curar diversas doenças.

O melão, rico em potássio, é indicado para cardíacos que usam medicamentos diuréticos e para
pessoas que tem males do fígado, como hepatites, cirrose hepática e cálculos renais.

Devido às propriedades do melão, é utilizado para curar várias doenças.
  Na prevenção e no
tratamento de gotas, reumatismo, artritismo, prisão de ventre.


  É fortificante, calmante, laxante, diurético e possui
atividade
anticoagulante, afina o sangue.

O melão ajuda a normalizar a menstruação na menopausa, pois ativa a circulação.

Fazer refeições só de melão o dia inteiro revigora e limpa o organismo.
Postar um comentário