quarta-feira, 21 de maio de 2014

Pós-Graduação em Letras da UFPE

http://www.capes.gov.br/36-noticias/6954-programa-de-pos-graduacao-em-letras-da-ufpe-promove-curso-na-escola-de-altos-estudos
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE promove curso na Escola de Altos Estudos PDF Imprimir E-mail
Publicada por Coordenação de Comunicação Social   
Sexta, 16 de Maio de 2014 16:33
De 19 a 23 de maio, o Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) contará com a presença da professora Jacqueline Authier-Revuz, da Universidade de Paris 3 – Sorbonne Nouvelle, para ministrar o curso "O plano metalinguageiro do dizer, que será realizado no miniauditório 2 do Centro de Artes e Comunicação da UFPE, das 14h às 16h30, com tradução simultânea. A vinda da linguista é viabilizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do edital da Escola de Altos Estudos. O projeto coordenado pela professora Dóris de Arruda C. da Cunha inclui sete universidades consorciadas (UFC, UFRN, UFPB, UNICAP, UFAL, UFF e UFRGS), que receberão o curso por teletransmissão.
Jacqueline Authier-Revuz, é uma referência internacional no campo do estudo da heterogeneidade enunciativa – mostrada e constitutiva – e da metaenunciação. A eminente linguista articula a linguística de Benveniste às teorias do discurso de Bakhtin e Pêcheux e à teoria lacaniana do sujeito, propondo uma reflexão teórica original e inteligente sobre a metaenunciação, a opacidade do dizer, a representação do discurso outro. A ida de Jacqueline Authier-Revuz à UFPE é um evento histórico da maior importância, tendo em vista a sua contribuição para a área.
Veja mais informações sobre o evento aqui.

Nenhum comentário: